domingo, 28 de março de 2010

Será que eu disse alguma coisa errada?!


Eu sempre me expressei melhor escrevendo que falando. E até prefiro assim. Com certeza por que ao escrever, nós podemos empregar um juízo de valor maior nas palavras e se algo não ficou bom, a gente simplesmente apaga e reescreve. No entanto, ao nos expressarmos através da fala, a não ser que tenhamos estudado previamente o que vamos falar, dificilmente temos tempo de pensar e ponderar sobre as palavras e, aí, o resultado pode não ser muito bom.

Não sei vocês, mas já magoei algumas pessoas dizendo coisas sem pensar ou falando demais. Um amigo me disse que sou desmedida ao falar. De fato, para mim, é uma dificuldade. O medo de ser mal interpretada me deixa insegura e eu me torno direta demais, sincera demais e dura em demasia. Ufa! Fico feliz em poder compartilhar isso com vocês!

Muitas vezes dizemos coisas duras e apaixonadas por que pensamos que se guardassemos para nós, elas nos fariam mal. E, portanto, elas devem ser ditas a qualquer custo. Afinal, as pessoas devem saber o que pensamos e o que sentimos seja lá o que for. Eu cansei de me justificar: “- Ah! Eu tinha que dizer isso ou ia explodir!” ou ” – Eu estava com isso preso na garganta há muito tempo!” ERRADO! Completamente! Eu demorei a aprender!

O custo de dizer palavras duras e cheias de espinhos é bem maior quando se reflete nas pessoas que amamos. Depois das palavras ditas, não há como recolher de volta. E, agora com a internet, fica ainda mais complicado. Um email com ofensas ou a publicação de palavras duras direcionadas a alguém tem causado estragos imensos nos relacionamentos.

O fato é que as palavras duras atingem nosso coração e podem despertar os piores sentimentos, como raiva, rancor, sentimento de vingança, mágoa e, por sua vez, esses sentimentos, uma vez latentes, nos tentam a quebrar os mandamentos de Deus.

Ellen White escreveu uma frase perfeita: PALAVRAS SÃO COMO SEMENTES QUE SE PLANTAM.

No livro O Lar Adventista, página 439, ela expõe a situação da seguinte forma, notem a gravidade do efeito das palavras proferidas sem o devido cuidado: “Há entre os membros de muitas famílias o hábito de dizer coisas com liberdade e descuido; e o hábito de proferir palavras duras, torturantes torna-se cada vez mais forte na medida em que é tolerado, e assim muitas palavras objetáveis que são proferidas o são segundo a ordem de Satanás, e não segundo a ordem de Deus. [...] Palavras escaldantes de paixão jamais devem ser proferidas, pois são à vista de Deus e dos santos anjos como uma espécie de blasfêmia.”

Provérbios 16:24 diz assim: “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.”

As palavras bem ditas sempre foram um conforto, um alívio. Palavras bem ditas podem alterar para melhor estado de ânimo e a saúde de quem as ouve. Já, ao contrário, as palavras duras e hostis deterioram a saúde, tanto de quem as pronuncia, quanto de quem as ouve.

Minha oração essa semana é para que eu possa ter sabedoria e moderação para distinguir o que deve ser dito e a maneira correta a ser dita, a fim de que eu possa ser uma influência poderosa de ânimo e vigor às pessoas queridas que me cercam e assim testemunhar do amor de Deus. Quanto aos que, porventura, ouviram de mim palavras duras, peço perdão e a Deus que remedie os efeitos das minhas palavras.

Deus nos abençoe!

Emanuelle Monteiro

do site mulheradventista.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário